Carvalho Português

Quercus faginea


Identificação

O carvalho português ou cerquinho (Quercus faginea) é uma angiospérmica dicotiledónea, também denominadas folhosas. Pertence à ordem das Fagales, família das Fagáceas, género Quercus, sendo a espécie Quercus faginea.

O carvalho português tem um tamanho médio, não ultrapassando os 20 m de altura. É frequente encontrar indivíduos com um porte arbustivo em solos muito degradados ou quando sujeitos a cortes excessivos dos seus ramos. É uma árvore de folha caduca ainda que esta queda seja tardia sendo, por isso, denominada árvore de folha marcescente.

A sua copa é arredondada, ovada ou elipsoidal, mais ou menos regular, com ramificações e folhagem abundantes e densas. tronco pode ser algo tortuoso, embora seja usualmente direito. Possui uma casca acinzentada ou parda-acinzentada, com muitas gretas pouco profundas nos indivíduos mais velhos.


Os ramos são pardo-avermelhados ou acinzentados, cobertos de pêlos estrelados. As folhas são simples, alternas com estípulas largas e estreitas. São denominadas semi-caducas por se manterem muito tempo na árvore após terem murchado bem como por se conservarem verdes durante o Inverno nos indivíduos mais jovens. O pecíolo é tomentoso e pode ultrapassar os 4 mm. A margem das folhas tem recortes dentados ou ovulados, pouco acentuados. O seu comprimento longitudinal é variável, podendo ir dos 2 aos 11 cm. Têm pêlos acinzentados que acabam por desaparecer, tornando-se verdes e lustrosas. A página inferior é de cor acinzentada e mantém uma pelagem estrelada e simples mesmo nas árvores adultas. O número de nervuras pode ir das 6 às 12.

<1--1437-->
As flores masculinas existem em grande número e estão dispostas em grupos sobre largos amentilhos pendurados mas pouco firmes. Têm 5 ou 6 sépalas largas e um número variável de estames. As flores femininas são solitárias, estando dentro de uma cúpula com 3 a 6 estiletes. A floração ocorre entre Abril e Maio, usualmente antes da azinheira.

Os frutos são bolotas cilíndricas que nascem em pedúnculos curtos, com uma cúpula de escamas ovais algo proeminentes no dorso. Amadurecem e disseminam-se por Setembro e Outubro.

Localização

Ocorre em Portugal, Espanha e Norte de África. No nosso País é mais comum no Centro e Sul. Em Portugal esta espécie sofreu um grande declínio no século XX, ocorrendo sobretudo em pequenas manchas isoladas.


Ocorre em Portugal, Espanha e Norte de África. No nosso País é mais comum no Centro e Sul. Em Portugal esta espécie sofreu um grande declínio no século XX, ocorrendo sobretudo em pequenas manchas isoladas.

Os carvalhos portugueses ou cerquinhos são árvores de crescimento lento que, de uma forma simplificada, se pode afirmar que ocupam o "espaço ambiental" entre os carvalhos de folha caduca do Norte de Portugal - carvalho roble, carvalho negral - e os de folha persistente do Sul - sobreiro, azinheira. Desempenham um papel importante como espécie estreme de alguns solos bastante degradados e dos calcários, que são limitantes para a maior parte das espécies arbóreas e arbustivas.

Exploração Económica

O facto das suas bolotas amadurecerem antes das da azinheiras, torna-o muito importante como fonte de alimento nas explorações de porco de montanheira, sendo frequentes em montados de azinho. Mas, de um modo geral, as suas folhas e frutos são utilizados como alimento para o gado em períodos de maior carência dos pastos.

A madeira do carvalho português é muito boa para a construção, sob a forma de vigas. É igualmente adequada para lenha e carvão.

in " http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=1895&iLingua=1
Comentários
"Muitos parabéns à pessoa que pensou este cantinho onde eu vim parar por acaso. É maravilhoso! Gostei imenso de o percorrer e virei aqui tantas vezes quando a saudade do meu PAÍS se fizer sentir."
Rosa Correia
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!